Conselheiro Zacarias: reforma e descaracterização de um imóvel tombado.

 

                                             Fotos: Alex

O Conselho de Cultura representado por sua área técnica, através dos Conselheiros Jonas Grisente, arquiteto e Irene Dóres, historiadora pesquisadora de patrimônio estiveram hoje pela manhã no prédio Conselheiro Zacarias para fazer uma visita de vistoria a convite do assessor do NTE Mateus Cunha.


Fez parte também da visita o professor Alex  funcionário da escola e que também é conselheiro de cultura pela pasta da literatura.

Durante a vistoria a conselheira Irene Dóres percebeu que está havendo alterações na construção antiga. Ao que transparece nas falas do assessor, a presidente do Conselho teria consentido com o aterramento das salas que eram originalmente construídas de assoalho  sobre alvenarias, ficando as partes inferiores do terreno abertas com entradas de ar de aproximadamente 80cm quadrado.


Nota-se na vistoria que a parte que sustentava o assoalho era de madeira que já estão podres e foram retiradas, contudo, pode-se refazer  a parte baixa de concreto e construir um piso de laje em cima para garantir as características da construção da década de 1940 na parte do piso já que o Estado que é o realizador da obra não se interessa em preservar a originalidade da obra. 


Na conversa entre os conselheiros Irene Dóres  e Jonas com Matheus, o conselheiro prof Alex se preocupou com os gastos do Estado para fazer uma reforma que preserve as características originais do prédio e a conselheira afirmou que o Estado deveria ser o primeiro a ter o cuidado de preservar, porém, para haver essa preservação é preciso que haja consciência dos Conselheiros sobre patrimônio e preservação e que o NTE consulte o Conselho de Cultura antes de começar as modificações.

                                  

Na reforma muita coisa ainda será mudada, será construída uma rampa para acessibilidade que terá entrada pelo prédio Lomanto Júnior e será  derrubado o muro que separa as duas escolas. Já foi construído, inclusive, um grande reservatório de água nos fundos do prédio Conselheiro Zacarias.


A falta de conhecimento do que é, e o valor que tem um patrimônio tombado pode levá-lo a uma completa desvalorização e descaracterização desse imóvel,  e Valença está correndo mais esse risco com o caminho que está tomando a recuperação do Conselheiro Zacarias. 




Galeria de fotos






















Comentários